02-09-2025
Negócios

Accionistas já aplicaram 500 milhões USD no Corredor do Lobito
O novo gestor da Lobito Atlantic Railway (LAR), empresa privada que assumiu a concessão do transporte de carga no Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), revelou que os accionistas já investiram mais de 500 milhões USD no projecto.
Segundo o responsável, o capital foi aplicado na recuperação do terminal mineiro do Porto do Lobito, na reparação da ferrovia e das estações, na compra de novos activos e na formação de quadros. Actualmente, a LAR conta com 945 trabalhadores, dos quais 98% são angolanos.
A frota da empresa dispõe de 30 locomotivas (20 operacionais) e cerca de 400 vagões. Só este ano, foram recebidos 100 vagões da China e seis da África do Sul por mês, estando prevista a chegada de mais 170 em 2026.
O ciclo de transporte entre Lobito e Luau, que antes demorava mais de cinco dias, faz-se hoje em menos de 100 horas. A meta é eliminar até Março de 2026 todas as restrições de velocidade ao longo da linha de 1.289 quilómetros em território angolano.
O gestor sublinha que segurança e manutenção são prioridades, com 500 colaboradores dedicados e reforço dos sistemas de comunicação, incluindo satélite, rádio e GPS.
Francisco Soque | Redactor
Foto. DR
Compartilhar:

Negócios
BFA abre venda de acções em Setembro

Negócios
Ministério das Finanças reabre venda de imóveis ao público

Negócios
TAAG recebe 297 milhões para reforçar rotas, frota e autonomia financeira

Negócios
Só empresas com volume de negócios igual ou superior a mil milhões Kz podem disputar a gestão dos hotéis IU e Bina.
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.