15-05-2025
Generalidades

Cacimbo pode trazer frio abaixo dos 8°C em várias regiões do país, prevê o INAMET
O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) prevê a ocorrência de temperaturas mínimas médias inferiores a 8 graus Celsius em algumas regiões do país durante o período seco (Cacimbo), que se inicia hoje em todo o território nacional.
De acordo com o boletim divulgado, para o trimestre Junho–Julho–Agosto, estão previstas temperaturas mínimas bastante baixas, particularmente no Planalto Central e nas regiões Sul. As localidades mais afectadas incluem as províncias do Bié, leste do Cunene, leste da Huíla, Cuando, oeste do Cubango, leste do Huambo, oeste e sudoeste do Moxico.
Em outras províncias como Namibe, Cuanza-Sul, Malanje, Lunda-Sul, Lunda-Norte, Huíla, Huambo, Cunene, Moxico, grande parte de Benguela, nordeste do Cuanza-Norte, extremo sul do Uíge e extremo noroeste da Huíla, as temperaturas mínimas médias devem situar-se entre os 9°C e 14°C.
Já nas regiões mais ao Norte e litoral, como Luanda, Icolo e Bengo, Bengo, Zaire, Cabinda, norte e oeste do Uíge, oeste do Cuanza-Norte, norte e nordeste da Lunda-Norte, as temperaturas deverão oscilar entre 15°C e 20°C.
O INAMET explica que a estação do Cacimbo é influenciada pelas faixas subtropicais de altas pressões situadas a sudoeste (Oceano Atlântico Sul) e a sudeste (Oceano Índico). A intensificação destes sistemas, associada à subsidência de massas de ar e à fraca incidência solar, contribui para a diminuição da temperatura e da humidade relativa do ar nas regiões mencionadas.
Francisco Soque|Redactor
Foto|DR
Compartilhar:

Mercado
Tarifas dos EUA para Angola descem de 32% para 15% e abrem mais mercado
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD
