15-03-2025
Política

João Lourenço defende sanções severas para promotores de conflitos em África
O presidente da União Africana (UA) e chefe de Estado angolano, João Lourenço, defendeu hoje, em Adis Abeba, a aplicação de sanções rigorosas contra aqueles que fomentam conflitos no continente. Para o líder angolano, a paz em África depende de medidas concretas que desencorajem práticas desestabilizadoras.
Durante a cerimónia de passagem de pastas dos novos membros da Comissão da UA, Lourenço criticou a postura branda da organização face a crises internas africanas. Segundo ele, enquanto a União Europeia e o Conselho de Segurança das Nações Unidas actuam com mais firmeza, a UA tem sido pouco exigente na gestão dos conflitos no continente.
O chefe de Estado alertou para a evolução preocupante de crises como as da República Democrática do Congo (RDCongo) e do Sudão. Em relação à RDCongo, reafirmou que Angola não permitirá a "balcanização" da região nem tentativas de mudança de poder pela via militar. Para ajudar na resolução do conflito, Luanda acolherá, no dia 18, negociações directas entre o governo congolês e os rebeldes do M23.
No que toca ao Sudão, Lourenço comprometeu-se a trabalhar em estreita colaboração com o Presidente ugandês, Yoweri Museveni, para eliminar interferências externas que dificultam o cessar-fogo.
Além das sanções, João Lourenço propôs a realização de uma conferência exclusiva para debater os conflitos africanos, enfatizando que a paz deve ser encarada como uma prioridade inegociável para o continente.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Política
Tribunal Supremo vai gastar mais de 10 milhões USD em carros, incluindo um V8 de luxo

Política
Angola leva voz à 11.ª Conferência de Governança Digital na Estónia

Política
Congresso da UNITA será em Novembro

Política
João Lourenço recebe Amina Mohammed em véspera de encontro regional da ONU
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.