12-01-2025
Política

João Lourenço enfatiza a agricultura como base económica em África
O Presidente de Angola, João Lourenço, afirmou hoje que a agricultura deve ser uma prioridade estratégica para o desenvolvimento económico de África. A declaração foi feita durante a sessão extraordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, em Kampala, Uganda, dedicada ao setor agrícola.
"O desenvolvimento das nossas economias, a segurança alimentar e o crescimento inclusivo dependem da prioridade que damos à agricultura", destacou João Lourenço, apelando aos líderes africanos para que cumpram os compromissos da Declaração de Malabo, que prevê a alocação de pelo menos 10% dos orçamentos nacionais ao setor.
O chefe de Estado defendeu a aprovação de uma Estratégia e Plano de Ação do Programa Integrado para o Desenvolvimento da Agricultura em África (2026-2035), sublinhando a importância de atrair investimentos, promover a produção de adubos e fertilizantes e melhorar as infraestruturas rurais e sistemas de irrigação.
João Lourenço destacou ainda a necessidade de mecanização agrícola, certificação de sementes e aumento da capacidade exportadora dos países africanos. Angola, que assume a presidência rotativa da União Africana em fevereiro de 2025, reforça assim o seu compromisso com o desenvolvimento agrícola no continente.
Francisco Soque | Redactor
Compartilhar:

Política
Tribunal Supremo vai gastar mais de 10 milhões USD em carros, incluindo um V8 de luxo

Política
Angola leva voz à 11.ª Conferência de Governança Digital na Estónia

Política
Congresso da UNITA será em Novembro

Política
João Lourenço recebe Amina Mohammed em véspera de encontro regional da ONU
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.