12-01-2025
Política

João Lourenço preocupado com desafios democráticos em Moçambique
O Presidente de Angola, João Lourenço, manifestou hoje preocupação com os desafios à democracia em Moçambique, após as tensões pós-eleitorais no país.
João Lourenço, que falava em Kampala, Uganda, à margem de uma cimeira da União Africana, destacou a importância do diálogo e da unidade nacional para garantir a estabilidade e o regresso à normalidade. O Presidente angolano afirmou estar confiante de que prevalecerá o espírito de unidade entre os moçambicanos após a tomada de posse do Presidente eleito, Daniel Chapo, marcada para 15 de janeiro.
Desde outubro, Moçambique enfrenta uma crise pós-eleitoral que já provocou cerca de 300 mortos, mais de 600 feridos e destruição de infraestruturas públicas e privadas. Venâncio Mondlane, candidato da oposição, continua a contestar os resultados e apelou a manifestações pacíficas durante a posse.
A cimeira abordou ainda questões de segurança em África, com destaque para os conflitos no Sudão e entre a República Democrática do Congo e o Ruanda. João Lourenço apelou à promoção da paz como pilar essencial para o desenvolvimento no continente.
Francisco Soque | Redactor
Compartilhar:

Política
Tribunal Supremo vai gastar mais de 10 milhões USD em carros, incluindo um V8 de luxo

Política
Angola leva voz à 11.ª Conferência de Governança Digital na Estónia

Política
Congresso da UNITA será em Novembro

Política
João Lourenço recebe Amina Mohammed em véspera de encontro regional da ONU
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.