19-06-2025
Negócios

Sonangol injecta mais de 51 mil milhões Kz na fábrica de fertilizantes da Amufert
A Sonangol aplicou cerca de 51,5 mil milhões de kwanzas no projecto da fábrica de fertilizantes da Amufert, uma iniciativa do Grupo Opaia, segundo o relatório e contas da petrolífera referente ao exercício económico de 2024. O montante surge classificado como “suprimentos cedidos a favor da participada”, e representa um dos investimentos mais significativos da empresa em empreendimentos fora do seu core business nos últimos anos.
De acordo com fonte próximas, a operação foi inicialmente apresentada ao público como uma “pequena garantia” do Estado, aquando da assinatura, em 2024, do contrato de financiamento entre a Amufert e o Afreximbank. Nessa ocasião, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, Diamantino de Azevedo, limitou-se a afirmar que o Executivo havia dado apenas um impulso para gerar confiança no projecto.
“Para entusiasmar, dar confiança e motivar este projecto, incentivámos a Sonangol e o Grupo Opaia a unirem-se na Amufert. Foi aprovado um contrato para fornecimento de gás a um preço específico. O Governo deu uma pequena garantia para que este projecto pudesse beneficiar dessas condições”, disse o ministro, sem detalhar valores.
Contudo, o relatório financeiro da Sonangol mostra uma realidade diferente. Ainda, segundo o apurado, a quantia agora revelada remete para práticas do passado, em que a petrolífera estatal investiu avultadas somas em projectos de iniciativa privada — vários dos quais acabaram envolvidos em processos judiciais desde 2017, por suspeitas de gestão danosa ou favorecimento indevido.
A fábrica da Amufert, sediada em Luanda, insere-se num plano mais amplo de estímulo à produção de fertilizantes em Angola, um sector considerado estratégico para reduzir as importações e fortalecer a segurança alimentar. No entanto, a transparência e o modelo de financiamento voltam a levantar questões, sobretudo num contexto de maior escrutínio sobre a gestão dos fundos públicos.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Negócios
BFA abre venda de acções em Setembro

Negócios
Ministério das Finanças reabre venda de imóveis ao público

Negócios
TAAG recebe 297 milhões para reforçar rotas, frota e autonomia financeira

Negócios
Só empresas com volume de negócios igual ou superior a mil milhões Kz podem disputar a gestão dos hotéis IU e Bina.
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.