05-05-2025
Economia

Benguela espera arrecadar 2 mil milhões de kwanzas com actividades de Maio
A província de Benguela prevê arrecadar mais de 2 mil milhões de kwanzas durante o mês de Maio, através da realização de actividades económicas, comerciais e culturais enquadradas nas celebrações da sua elevação à categoria de cidade, ocorrida em 1617.
Segundo Samuel Maleze Quinda, director do Gabinete Provincial de Desenvolvimento Económico Integrado, o programa inclui feiras de negócios, exposições agro-industriais, eventos culturais, conferências e iniciativas de promoção turística, com o objectivo de dinamizar a economia local e atrair investimentos.
O mês de Maio tem ganho, nos últimos anos, um peso estratégico no calendário económico da província, servindo como bolsa de negócios regional. A data, para além do valor histórico, é usada para impulsionar projectos de desenvolvimento e reforço da identidade local.
De acordo com Samuel Maleze, sectores como a Agricultura, Indústria, Comércio, Turismo e Pescas têm sido os principais motores da dinâmica local, beneficiando do ambiente criado pelas festividades.
A mobilização do empresariado local e o reforço das parcerias público-privadas são apontados como elementos-chave para o sucesso do programa. Para além da arrecadação de receitas, o objectivo passa também pela criação de empregos e fortalecimento da economia regional.
“Na feira do ano passado foram arrecadados entre 1 a 2 mil milhões de kwanzas pelos organizadores”, recordou o responsável, frisando que as expectativas para este ano são ainda mais optimistas, face à crescente adesão de agentes económicos.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Mercado
Tarifas dos EUA para Angola descem de 32% para 15% e abrem mais mercado
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD
