15-09-2025
Economia

FMI ALERTA ANGOLA SOBRE RISCO DE DEPENDÊNCIA DE EMPRÉSTIMOS CAROS E DE CURTO PRAZO
O Fundo Monetário Internacional (FMI) voltou a ligar os alarmes sobre a situação fiscal de Angola, alertando para a dependência crescente de financiamentos de curto prazo e com juros elevados, o que pode agravar a sustentabilidade da dívida.
No comunicado que resume a missão pós-programa em Luanda, o FMI sublinha que a capacidade de pagamento de Angola é “adequada, mas sujeita a riscos crescentes”, agravados pela queda das receitas petrolíferas e pela deterioração do quadro macroeconómico. A previsão de crescimento foi revista em baixa e o défice fiscal para 2024 deverá duplicar para 2,8% do PIB, cerca de 3,2 mil milhões USD.
Entre os exemplos de risco citados está o empréstimo de 1.000 milhões USD contraído em 2024 junto do JP Morgan, a um ano e com taxa próxima de 10%, garantido com emissão contingente de Eurobonds. Quando as taxas internacionais subiram, o Governo foi obrigado a entregar 200 milhões USD em margem adicional, pressionando ainda mais as contas públicas.
Com um serviço da dívida externa previsto de 10,5 mil milhões USD para 2025 — valor equivalente às receitas fiscais petrolíferas projectadas —, o Fundo recomenda políticas de contenção de despesa, mobilização de financiamento de baixo custo e reformas estruturais que reduzam a vulnerabilidade da economia.
Nos bastidores do FMI, cresce a percepção de que Angola deveria entrar num novo programa formal com a instituição, o que permitiria aceder a empréstimos mais baratos. No entanto, esse cenário exigiria medidas de austeridade e reformas impopulares, improváveis a menos de dois anos das eleições gerais.
Soque Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Economia
FMI ALERTA ANGOLA SOBRE RISCO DE DEPENDÊNCIA DE EMPRÉSTIMOS CAROS E DE CURTO PRAZO

Economia
Ajustes directos voltam a liderar contratação pública em Angola com crescimento de 880% para 1,6 biliões de kwanzas

Economia
Empresas públicas facturaram 12,8 biliões Kz em 2024 mas peso no PIB caiu para 16%

Economia
Governo disponibiliza 13,6 milhões USD para reabilitação do Estádio 11 de Novembro
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.