04-05-2025
Agricultura & Pescas

Cabinda será transformada num pólo agrícola
O Governo da Província de Cabinda está a implementar um plano de transformação da região num pólo agrícola, no quadro do Programa de Desenvolvimento de Pólos Agrícolas, em curso em todos os municípios do país.
A informação foi avançada pela governadora Suzana de Abreu, no final de uma visita de trabalho ao município de Liambo, onde avaliou o potencial produtivo de vários campos agrícolas. A responsável afirmou que a estratégia passa pela identificação das potencialidades de cada região, acompanhamento dos projectos em curso e levantamento das dificuldades enfrentadas pelos produtores.
“Estamos a mapear as regiões com maior vocação agrícola e pecuária, de modo a garantir os apoios necessários e dinamizar a produção”, explicou a governadora, que visitou igualmente o município de Ngoio e a cidade de Cabinda.
Segundo o levantamento já efectuado, a Região Sul da província apresenta potencialidades na produção de mandioca, feijão macunde, batata-doce, inhame, amendoim e milho. No sector pecuário, destaca-se a criação de caprinos, bovinos e ovinos, bem como o aumento da prática da horticultura.
Para além dos produtores do sector familiar, há uma classe empresarial local que começa a investir com maior intensidade no agro-negócio, apostando na produção em escala e com padrões de maior qualidade.
Durante a visita de campo, a governadora constatou o trabalho de um grupo de 150 mulheres organizadas em cooperativas agrícolas na localidade de Chinga, onde cultivam mandioca numa área de 136 hectares.
Francisco Soque/ Redactor
Foto/DR
Compartilhar:

Mercado
Tarifas dos EUA para Angola descem de 32% para 15% e abrem mais mercado
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD
