09-03-2025
Economia

Cuanza-Sul aposta na recuperação da produção comercial de café
A província do Cuanza-Sul deu um novo passo para revitalizar a produção comercial de café, com a assinatura de um acordo entre o Instituto Nacional do Café de Angola (INCA) e a empresa JMV, no município do Amboim.
O acordo visa prestar assistência técnica ao Projecto Mukafe, com o objectivo de melhorar as técnicas de produção na região. Segundo o coordenador do projecto, José Mainga, a iniciativa pretende impulsionar a cadeia de valor do café, tornando-o um pilar significativo da economia nacional e aumentando a sua qualidade e competitividade nos mercados internacionais.
“Com a implementação do projecto, pretendemos não só aumentar as receitas do país, mas também criar oportunidades de emprego e fomentar o desenvolvimento local”, afirmou.
Além do reforço na produção, o Projecto Mukafe aposta na inclusão financeira de pequenos e médios produtores, garantindo o acesso a serviços e instrumentos que permitam o crescimento sustentável da actividade.
A iniciativa conta com supervisão do Ministério da Agricultura e Floresta e financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento, no valor total de 8,8 milhões de euros, provenientes do fundo da União Europeia. Do montante global, 40% está destinado ao Cuanza-Sul.
Criado em 2023, o Projecto Mukafe tem um âmbito nacional e beneficia as províncias do Cuanza-Sul, Cuanza-Norte e Uíge. No Cuanza-Sul, a produção de café ocupa uma área de 18 600 hectares, envolvendo 1 146 produtores e registando uma produção anual de 2 500 toneladas.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Mercado
Tarifas dos EUA para Angola descem de 32% para 15% e abrem mais mercado
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD
