08-08-2025
Economia

Estado gasta mais do que arrecada e fecha trimestre com défice de 516 mil milhões
O Estado angolano registou um défice orçamental de 516,46 mil milhões de kwanzas no segundo trimestre de 2025, após arrecadar 5,93 biliões de kwanzas em receitas e realizar despesas na ordem dos 6,44 biliões. Os dados constam do Relatório de Execução do Orçamento Geral do Estado (REOGE), divulgado esta semana pelo Ministério das Finanças.
De acordo com o documento, o valor arrecadado representa apenas 17 por cento da receita anual prevista para 2025, enquanto os gastos executados equivalem a 19 por cento do total inscrito no OGE.
Apesar do défice global, o Governo conseguiu registar um saldo corrente positivo de 1,01 bilião de kwanzas, o que significa que as receitas correntes foram suficientes para cobrir os custos operacionais do Estado.
A informação avançada pela tutela dá ainda conta de que o preço médio do barril de petróleo Brent, referência para as ramas angolanas, se situou nos 67,39 dólares durante o trimestre em análise, valor 2,61 por cento abaixo da estimativa fixada no Orçamento, que era de 70 dólares por barril.
Outro ponto sublinhado pelo Ministério das Finanças prende-se com a estabilidade da taxa de câmbio. O kwanza fixou-se em 911,97 por dólar, uma ligeira apreciação de 0,03 por cento em comparação com o trimestre anterior.
Segundo o Governo, esta valorização da moeda nacional resulta dos efeitos de uma política monetária prudente, de um nível de liquidez ajustado ao crescimento económico e do reforço da oferta interna de bens essenciais, alavancada pelas medidas de estímulo à produção nacional.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Economia
FMI ALERTA ANGOLA SOBRE RISCO DE DEPENDÊNCIA DE EMPRÉSTIMOS CAROS E DE CURTO PRAZO

Economia
Ajustes directos voltam a liderar contratação pública em Angola com crescimento de 880% para 1,6 biliões de kwanzas

Economia
Empresas públicas facturaram 12,8 biliões Kz em 2024 mas peso no PIB caiu para 16%

Economia
Governo disponibiliza 13,6 milhões USD para reabilitação do Estádio 11 de Novembro
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.