06-06-2025
Economia

Exportações de petróleo caem 17% e rendem 9,3 mil milhões USD nos primeiros quatro meses
As receitas provenientes das exportações de petróleo atingiram, entre Janeiro e Abril deste ano, cerca de 9,3 mil milhões de dólares norte-americanos, reflectindo uma queda de 17 por cento face ao mesmo período de 2024, segundo dados divulgados pelo Ministério das Finanças.
A quebra no valor das exportações está directamente ligada à descida dos preços do crude no mercado internacional. Durante o período em análise, Angola exportou em média 1,05 milhão de barris por dia (mbd), o que representa uma redução de 9,8 por cento em relação ao volume registado no período homólogo.
O preço médio do barril de petróleo angolano fixou-se nos 74,30 dólares, o que representa uma queda de 7,8 por cento. Desde Abril, o preço do Brent — referência para as exportações angolanas — tem oscilado em torno dos 66 dólares por barril, pressionado pelas tarifas internacionais e dinâmicas do mercado.
Em termos fiscais, o Estado angolano arrecadou 3,5 mil milhões de dólares em receitas provenientes do sector petrolífero nos primeiros quatro meses do ano, uma ligeira redução de 1 por cento comparativamente ao mesmo período do ano anterior.
Diamantes registam aumento no volume, mas preço por quilate recua
No mesmo período, as exportações de diamantes totalizaram 4 milhões de quilates no primeiro trimestre, o que representa um crescimento de 14,8 por cento em termos de volume face ao primeiro trimestre de 2024.
Contudo, o preço médio de venda por quilate registou uma queda acentuada, fixando-se em 107 dólares, abaixo dos 145,4 dólares do período homólogo. Entre impostos e royalties, o Estado arrecadou cerca de 29,3 mil milhões de kwanzas, o equivalente a 32,1 milhões de dólares.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Mercado
Tarifas dos EUA para Angola descem de 32% para 15% e abrem mais mercado
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD
