14-01-2025
Economia

África pode registar crescimento económico de 3,7 % ainda em 2025
O Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA) prevê que as economias africanas registem um crescimento de 3,7% este ano, acelerando para 4% em 2026, em comparação com os 3,4% alcançados em 2024.
Segundo o relatório sobre a Situação Económica Mundial e Perspectivas para 2025, o crescimento reflete melhorias globais, como o desagravamento dos constrangimentos no setor energético da África do Sul, a recuperação do turismo internacional e o alívio das condições financeiras.
Contudo, o documento alerta para desafios como desenvolvimentos geopolíticos, constrangimentos na balança de pagamentos e preços alimentares elevados devido a eventos climáticos extremos, apesar do abrandamento da inflação.
As maiores economias do continente, incluindo Egito, Nigéria e África do Sul, impulsionam essa expansão, mas enfrentam riscos associados à dívida pública e à volatilidade do mercado de matérias-primas.
A nível global, a ONU prevê um crescimento de 2,8% em 2025, igual ao registado em 2024, mas ainda abaixo dos 3% pré-pandemia. O relatório sublinha a necessidade de políticas que mitiguem os impactos das dívidas nacionais e promovam maior estabilidade económica.
Francisco Soque | Redactor
Compartilhar:

Mercado
Tarifas dos EUA para Angola descem de 32% para 15% e abrem mais mercado
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD
