12-04-2025
Economia

Governo vai privatizar oito hotéis da rede IU e transfere 27 unidades para o INFOTUR e IGAPE
Oito hotéis da rede IU vão ser privatizados através de um concurso limitado por prévia qualificação, nas modalidades de cessão de direito de exploração, gestão e alienação de activos. A decisão consta do Despacho Presidencial n.º 98/25, de 31 de Março, e visa redefinir a estratégia de privatização, ajustando os procedimentos para alcançar os objectivos pretendidos.
As unidades a serem privatizadas são o Hotel BINA do Soyo e os hotéis IU localizados em Caxito (Torre A), Saurimo (Torre A), Soyo (Torres A, B e C), Tômbwa (Torre A) e Uíge (Torre A).
Num outro despacho, o Presidente da República orientou a transferência de 12 unidades dos hotéis IU e IKA para o Instituto de Fomento Turístico (INFOTUR), entre os quais os hotéis IKA do Lubango e Talatona, e os IU de Cacuaco, Cuito, Huambo, Luena, Mbanza Kongo, Ndalatando, Sumbe e Viana (Torres A, B e C).
Foram igualmente transferidos 15 imóveis para o Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), com vista à conclusão das obras, reconversão de finalidade ou futura comercialização. Entre os activos transferidos estão os hotéis IKA de Caxito, Luena, Malanje, Mbanza Kongo, Ndalatando, Ondjiva, Soyo e Uíge, bem como os IU do Lobito (Torres A, B e C), Malanje (Torre A) e Santa Clara (Torres A, B e C).
As medidas deverão salvaguardar os postos de trabalho existentes e alinham-se com a política do sector, visando maior eficiência na exploração dos activos turísticos.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Mercado
Tarifas dos EUA para Angola descem de 32% para 15% e abrem mais mercado
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD
