14-07-2025
Economia

Inflação sobe para 19,73%, mas ritmo de aumento continua a abrandar
A taxa de inflação em Angola atingiu os 19,73% em Junho de 2025, face ao mesmo período do ano anterior. Apesar do aumento, os dados mantêm a tendência de abrandamento do ritmo inflacionista que se vem registando nos últimos meses.
Este ligeiro recuo na velocidade do crescimento dos preços reflecte uma moderação nas pressões inflacionárias, embora os valores se mantenham elevados. A inflação continua a ser impulsionada por factores como os ajustamentos nos preços administrados, custos de transporte e volatilidade cambial.
As autoridades económicas têm reiterado o compromisso com medidas de contenção, mas analistas alertam que o nível ainda alto da inflação continua a comprometer o poder de compra das famílias e o desempenho das empresas, sobretudo num contexto de fragilidade económica e aumento de bens essenciais.
O Banco Nacional de Angola (BNA) deverá continuar a monitorar os indicadores macroeconómicos, numa tentativa de equilibrar a necessidade de estabilidade de preços com o estímulo ao crescimento económico.
Francisco Soque | Redactor
Foto: Reprodução | Maka Angola
Compartilhar:

Mercado
Tarifas dos EUA para Angola descem de 32% para 15% e abrem mais mercado
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD
