15-07-2025
Banca & Finanças

IPO do BFA adiado para Setembro por causa da época baixa nos mercados
A Oferta Pública Inicial (IPO) do Banco de Fomento Angola (BFA), considerada a maior operação do género no país, foi adiada para Setembro, segundo fontes ligadas ao processo. O lançamento estava previsto para Julho, mas foi suspenso por decisão conjunta dos accionistas — Unitel e BPI — com aval da Comissão do Mercado de Capitais (CMC).
Apesar de toda a operação estar tecnicamente pronta — com os consultores contratados e o preço das acções já definido —, os accionistas entenderam que o momento actual é desfavorável, sobretudo pela aproximação de Agosto, mês tradicionalmente marcado por fraca actividade nos mercados financeiros.
A sugestão de adiar partiu da Unitel, actualmente controlada pelo Estado angolano. Já o BPI, banco português accionista do BFA, pretende reduzir a sua exposição ao mercado angolano, em linha com exigências do Banco Central Europeu.
O IPO prevê a venda de 29,75% do capital social do BFA, dos quais 14,75% serão alienados pelo BPI e os restantes 15% pela Unitel. A operação é vista como um marco para o desenvolvimento do mercado de capitais angolano e deverá atrair investidores institucionais e individuais.
A Comissão do Mercado de Capitais acompanha o processo com atenção redobrada, por se tratar da maior abertura de capital alguma vez registada em Angola.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Mercado
Tarifas dos EUA para Angola descem de 32% para 15% e abrem mais mercado
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD
