07-07-2025
Economia

Kwanza desvaloriza 13% face ao euro e atinge o pior registo de sempre — Mantém-se face ao dólar
A moeda nacional perdeu 13% do seu valor em relação ao euro no primeiro semestre de 2025, atingindo o pior registo de sempre, com o euro a ser comercializado a 1.080 kwanzas no final de Junho. A informação baseia-se nas taxas médias de câmbio divulgadas pelo Banco Nacional de Angola (BNA) e reflecte os efeitos da valorização da moeda europeia nos mercados internacionais.
Enquanto o euro dispara, o dólar norte-americano permanece estável nos 912 Kz desde Dezembro do ano passado. No entanto, vários analistas apontam que esta estabilidade cambial é sustentada por uma actuação indirecta do BNA no mercado, o que configura um regime de câmbio semi-gerido e não totalmente flutuante, como o Executivo alega. O próprio Fundo Monetário Internacional já classificou o regime como crawling peg, com ajustamentos controlados.
Com a chegada do verão na Europa, aumentou a procura por divisas para viagens, dificultando o acesso a transferências bancárias para o exterior. Alguns bancos já estão a demorar entre um a dois meses para concluir operações internacionais. Como alternativa, muitos recorrem ao mercado informal, onde os euros estão disponíveis de forma imediata, mas com preços inflacionados.
Na banca, uma nota de 100 euros custa cerca de 11.680 kwanzas, mas no mercado informal o mesmo montante chega a ser vendido por 127.000 kwanzas, uma diferença de mais de 15 mil kwanzas.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Mercado
Tarifas dos EUA para Angola descem de 32% para 15% e abrem mais mercado
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD
