28-03-2025
Fiscalidade

Medidas tributárias reforçam capacidade fiscal
O país tem adoptado medidas para fortalecer a capacidade fiscal e responder às exigências da população por maior justiça na distribuição da renda, afirmou ontem, em Luanda, o reitor da Universidade Lusíada de Angola (ULA), Mário Pinto de Andrade.
Falando na abertura da Mesa-Redonda sobre “As Implicações do Sistema Fiscal Angolano para a Economia”, o académico destacou que o Governo tem implementado estímulos para a geração de emprego, fortalecimento do poder de compra e melhoria da qualidade dos serviços públicos.
Mário Pinto de Andrade sublinhou a importância da universidade no apoio aos desafios económicos, enfatizando a relevância do sistema tributário e da gestão dos gastos públicos.
O encontro, que reuniu representantes do Estado, especialistas e membros da sociedade civil, abordou a evolução do sistema fiscal nos últimos dez anos, incluindo a implementação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), que tem sido um factor determinante para a arrecadação de receitas e a execução de políticas públicas mais equitativas.
Segundo o reitor, a reorganização do sistema fiscal permitiu uma distribuição mais equilibrada da carga tributária entre os sectores económicos, resultando num aumento da arrecadação em determinados segmentos produtivos e na eliminação de cobranças indevidas.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Mercado
Tarifas dos EUA para Angola descem de 32% para 15% e abrem mais mercado
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD
