02-04-2025
Banca & Finanças

Ministra defende mais rigor na gestão das Finanças Públicas
A ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, defendeu, terça-feira, em Benguela, a necessidade de maior rigor e transparência na gestão das Finanças Públicas, sublinhando que os profissionais do sector devem obedecer às leis e actuar com integridade.
Ao intervir na abertura do XIV Conselho Consultivo do Ministério das Finanças, que decorre até hoje, a governante afirmou que os recentes acontecimentos impõem uma reflexão profunda sobre a responsabilidade e ética na administração dos recursos do Estado.
“Quando um sistema aparenta ser vulnerável a desvios de conduta, toda a estrutura de confiança é posta à prova. Não temos outra escolha senão enfrentar esta realidade com transparência, determinação e responsabilidade”, afirmou Vera Daves de Sousa.
Para a ministra, o encontro em Benguela deve servir para gerar soluções e fortalecer a confiança na gestão financeira do país. Acrescentou que um erro não define uma instituição, mas a forma como este é enfrentado e corrigido.
Vera Daves de Sousa reiterou que o Executivo angolano mantém um compromisso inequívoco na luta contra a corrupção e outras formas de criminalidade económica.
“Enquanto gestores das Finanças Públicas, não podemos ser o elo enfraquecido nesta cadeia de responsabilidade”, sublinhou.
A governante alertou que não há justificativas para práticas que prejudiquem os esforços de cidadãos que cumprem as suas obrigações fiscais. Destacou ainda que recentemente foi lançado um canal de denúncias para reforçar a vigilância sobre a gestão das Finanças Públicas.
Por sua vez, o governador de Benguela, Manuel Nunes Júnior, destacou os desafios para garantir finanças públicas saudáveis, reconhecendo que a tarefa exige disciplina, patriotismo e resiliência.
O XIV Conselho Consultivo, sob o lema "Processos e Procedimentos: Aprimorar para Fortalecer a Confiança na Gestão das Finanças Públicas", inclui debates sobre gestão de riscos, reputação institucional e confiança no serviço público.
Francico Soque | Redactor
Foto: Cedida
Compartilhar:

Mercado
Tarifas dos EUA para Angola descem de 32% para 15% e abrem mais mercado
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD
