02-06-2025
Economia
OMC defende aumento de impostos e combate à corrupção em África
A directora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, alertou este fim-de-semana que os países africanos terão de reforçar a cobrança de impostos e combater os fluxos financeiros ilícitos para fazer face à redução da ajuda externa internacional.
“Aumentar os impostos faz parte do contrato social. Na era pós-ajuda, temos de levar a sério a mobilização dos nossos recursos internos”, afirmou a economista nigeriana durante o Fórum Ibrahim, realizado em Marraquexe, Marrocos, no âmbito da conferência Ibrahim Governance Weekend.
O encontro, promovido pela Fundação Mo Ibrahim, tem como tema central a necessidade de “alavancar os recursos de África para colmatar o défice financeiro”, numa altura em que a ajuda internacional proveniente dos Estados Unidos e da Europa tem vindo a diminuir.
Ngozi Okonjo-Iweala reconheceu que o momento é desafiante, mas frisou que a sustentabilidade financeira do continente depende de uma acção firme dos governos. “Se queremos que os cidadãos aceitem pagar mais impostos, temos de garantir melhores serviços públicos. Como antiga ministra das Finanças, sei-o bem. Mas não temos escolha. Temos de melhorar a cobrança de impostos. Temos de combater os fluxos financeiros ilícitos e a corrupção”, advertiu.
A directora-geral da OMC defende que uma maior autonomia financeira africana passa também pela eficiência na gestão dos recursos existentes e pelo fim da dependência estrutural da ajuda internacional.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Economia
FMI ALERTA ANGOLA SOBRE RISCO DE DEPENDÊNCIA DE EMPRÉSTIMOS CAROS E DE CURTO PRAZO

Economia
Ajustes directos voltam a liderar contratação pública em Angola com crescimento de 880% para 1,6 biliões de kwanzas

Economia
Empresas públicas facturaram 12,8 biliões Kz em 2024 mas peso no PIB caiu para 16%

Economia
Governo disponibiliza 13,6 milhões USD para reabilitação do Estádio 11 de Novembro
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.