06-11-2024
Economia

Quatro bancos reprovam ao "exame" do Banco Nacional de Angola
Quatro bancos que operam no País reprovaram recentemente nos testes de ‘stress’ do Banco Nacional de Angola (BNA), tendo em conta que deixaram de cumprir os rácios de capital mínimos em cenários de degradação da sua carteira de crédito, de depreciação do kwanza e de desvalorização dos títulos de dívida pública.
Embora o BNA não tenha divulgado os nomes das instituições bancárias, os dados foram divulgados no relatório de estabilidade financeira (REF) do II semestre do ano 2023 divulgado pelo banco central.
O teste de esforço ( stress test na língua inglesa) feito individualmente em cada banco e no agregado do sistema bancário nacional, consiste em avaliar a capacidade das instituições bancárias em resistirem a um cenário macroeconómico adverso projectado para um período de 12 meses. BNA realiza testes de ‘stress’, que consistem na análise do impacto, individualmente em cada banco e no agregado do sistema, de ‘choques’ em algumas variáveis que afectam a actividade bancária, como a deterioração nos níveis de risco da carteira de crédito aos segmentos “empresas” e “particulares”, a apreciação ou depreciação do Kwanza, a perda de activos no exterior, a fuga de depósitos e os movimentos da taxa de juro da carteira bancária.
Assim, quatro bancos registaram uma situação de incumprimento com o total de requisitos de capital do processo de Análise e Avaliação de Supervisão, tendo em consideração os pressupostos assumidos, e um banco encontrava-se em situação de utilização do requisito combinado de reservas.
De forma geral, os fundos próprios regulamentares registam uma queda de 25,90% com aumento dos requisitos em 5,91%. Já o rácio dos fundos próprios regulamentares regista uma queda média por instituição financeira bancária e ao nível do sistema financeiro nacional na ordem dos 8,87 e 9,37 pontos percentuais (p.p), respectivamente. Os choques associados ao risco de crédito demonstraram maior sensibilidade com impacto material na solvabilidade das instituições, nomeadamente nos títulos detidos registados ao custo amortizado e na própria carteira de crédito.
Compartilhar:

Mercado
Tarifas dos EUA para Angola descem de 32% para 15% e abrem mais mercado
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD
