22-08-2025
Economia

Salário mínimo em Angola vai subir de 70 mil para 100 mil kz
O salário mínimo nacional vai subir dos actuais 70 mil Kz para 100 mil Kz a partir de 16 de Setembro, cumprindo o que estava previsto no Decreto Presidencial n.º 152/24, de 17 de Julho, em vigor desde o ano passado.
De acordo com o regulamento, ficam estabelecidos dois pisos salariais: 100 mil Kz para a maioria das empresas e 50 mil Kz para micro-empresas e startups. Apesar da actualização, estas últimas vão continuar a praticar o valor mais baixo.
Com a nova tabela, Angola passa a ocupar o 6.º lugar no ranking dos salários mínimos da SADC, com 100 mil Kz (109,6 USD). À frente estão Seicheles (1.165 USD), Maurícias (327 USD), África do Sul (263,9 USD), Comoros (122,6 USD) e Botsuana (109,7 USD). Já os 50 mil Kz (54,8 USD), aplicados às micro-empresas, deixam o País na 10.ª posição, apenas acima de Madagáscar, Lesoto, Maláui, Essuatíni e Tanzânia.
As médias e grandes empresas que ainda não praticam salários de 70 mil Kz terão até Setembro de 2026 para chegar ao novo mínimo de 100 mil Kz.
O decreto prevê, contudo, excepções para empresas sem capacidade financeira, desde que apresentem provas ao Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS). A autorização pode vigorar até 24 meses.
Segundo o MAPTSS, haverá um plano de visitas às empresas, com cruzamento de dados administrativos, contacto directo com trabalhadores e monitorização em conjunto com centrais sindicais. O objectivo é garantir que o aumento seja efectivamente aplicado.
A ministra Teresa Dias sublinhou que a medida representa “um momento histórico”, por ser a primeira vez que o salário mínimo atinge os seis dígitos em Angola.
Soque Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Economia
FMI ALERTA ANGOLA SOBRE RISCO DE DEPENDÊNCIA DE EMPRÉSTIMOS CAROS E DE CURTO PRAZO

Economia
Ajustes directos voltam a liderar contratação pública em Angola com crescimento de 880% para 1,6 biliões de kwanzas

Economia
Empresas públicas facturaram 12,8 biliões Kz em 2024 mas peso no PIB caiu para 16%

Economia
Governo disponibiliza 13,6 milhões USD para reabilitação do Estádio 11 de Novembro
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.