07-07-2025
Economia

Sector da Construção representa 5,5% do PIB angolano
O sector da Construção tem contribuído, em média, com 5,5% do Produto Interno Bruto (PIB) angolano, posicionando-se como uma das áreas mais determinantes para o desenvolvimento económico e social do País. A informação foi avançada pelo ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos, durante a 2.ª edição da Feira Internacional de Negócios Imobiliários, realizada na última sexta-feira.
Segundo o governante, a cooperação com a República Popular da China tem sido crucial para os avanços registados no sector. A parceria já permitiu a reabilitação de mais de 20 mil quilómetros de estradas, a construção de 1.700 pontes e cerca de 100 mil habitações em centralidades, consolidando a base infra-estrutural do País.
“A cooperação entre Angola e China é um marco importante, não apenas no sector da Construção, mas também no Comércio, Agricultura, Indústria e Formação Técnica”, sublinhou o ministro.
Carlos dos Santos destacou ainda a importância de fomentar parcerias público-privadas e promover uma maior diversificação geográfica e sectorial dos investimentos em infra-estruturas.
O ministro garantiu que o Executivo está empenhado em melhorar o ambiente de negócios e incentivar acções formativas para os jovens, com vista a reforçar a competitividade da economia nacional e a resiliência dos projectos estruturantes.
“O nosso compromisso é contínuo: promover um ecossistema que valorize o investimento produtivo e a capacitação dos angolanos”, reforçou Carlos dos Santos.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Economia
FMI ALERTA ANGOLA SOBRE RISCO DE DEPENDÊNCIA DE EMPRÉSTIMOS CAROS E DE CURTO PRAZO

Economia
Ajustes directos voltam a liderar contratação pública em Angola com crescimento de 880% para 1,6 biliões de kwanzas

Economia
Empresas públicas facturaram 12,8 biliões Kz em 2024 mas peso no PIB caiu para 16%

Economia
Governo disponibiliza 13,6 milhões USD para reabilitação do Estádio 11 de Novembro
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.