16-07-2025
Sociedade

Trabalhadores da TCUL entram em greve por atraso salarial
A partir desta quarta-feira, 16 de Julho, os trabalhadores da empresa pública de Transporte Colectivo Urbano de Luanda (TCUL) iniciam uma greve por tempo indeterminado, em protesto contra o atraso de dois meses de salários e o não pagamento dos subsídios de férias. A paralisação foi confirmada pela direcção da transportadora, tal como afirma o jornal Expansão.
A greve nacional, que vai afectar todo o território, surge quatro dias depois da manifestação popular contra o recente aumento do preço do gasóleo e das tarifas dos transportes colectivos.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes Rodoviários e Afins de Luanda (STTRAL), os funcionários reivindicam ainda o aumento dos salários, tendo entregue um caderno reivindicativo à administração da empresa, que continua sem resposta.
Durante a greve, apenas 20% da frota da TCUL vai operar para assegurar os serviços mínimos. Contudo, o STTRAL alerta que a paralisação será progressiva, com tendência para reduzir ainda mais o número de autocarros em circulação, sobretudo em Luanda.
O protesto dos trabalhadores acontece num momento em que o aumento do preço do combustível — de 300 para 400 kwanzas por litro — levou à subida das tarifas dos táxis “azul e branco” para 300 kwanzas e dos autocarros públicos para 200 kwanzas.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Sociedade
Ter um filho numa clínica privada pode custar mais de cinco milhões Kz

Sociedade
Mateus, o adolescente que salvou vidas em Viana, terá formação no Colégio de Polícia

Sociedade
Ministra Sílvia Lutucuta lança campanha de vacinação contra cólera no Tômbwa

Sociedade
Mudança para o novo aeroporto adiada para 30 de Setembro
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.