01-07-2025
Economia

Transacções electrónicas da EMIS superam 16 mil milhões Kz até Maio
A Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) movimentou, entre Janeiro e Maio deste ano, um total de 16 mil milhões de kwanzas em transacções electrónicas, segundo revelou, esta segunda-feira, o administrador executivo da instituição, Eduardo Bettencourt.
O responsável falava durante o Ciclo Anual de Conferências do Banco Nacional de Angola (BNA), onde destacou que, em apenas cinco meses, a EMIS já ultrapassou o volume registado nos primeiros seis meses de 2024, quando o montante foi de cerca de 33 mil milhões de kwanzas.
Em termos de quantidade de operações, o número também é expressivo: foram realizadas 283 milhões de transacções até Maio, sendo que cerca de 150 milhões ocorreram através do canal Multicaixa Express.
Segundo Eduardo Bettencourt, o crescimento do Multicaixa mantém-se em dois dígitos, com destaque para o desempenho de 2024, que apresentou uma subida de 50 por cento face a 2023. No mesmo período, o Multicaixa Express registou um crescimento de mais de 98 por cento.
Apesar do número de cartões activos ter crescido apenas 4 por cento, o responsável sublinhou que o uso dos meios electrónicos tem vindo a aumentar significativamente. “O angolano que tem um cartão está cada vez mais a utilizar este meio, o que mostra a confiança no sistema que nós temos”, afirmou.
Olhando para o serviço KWiK, a EMIS contabilizou, só este ano, mais de seis milhões de transferências, reforçando a tendência de digitalização dos meios de pagamento no país.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Mercado
Tarifas dos EUA para Angola descem de 32% para 15% e abrem mais mercado
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD
