26-08-2025
Mercado

Alimentos nacionais impulsionam subida de preços no grossista
O Índice de Preços Grossistas (IPG) registou em Julho uma subida de 1,15%, com os produtos nacionais a aumentarem quase o dobro dos importados, mantendo uma tendência de 15 meses consecutivos de crescimento mais acentuado.
O IPG, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), registou em Julho um crescimento de 1,15%, influenciado pela subida do gasóleo, transportes públicos, electricidade e água. Os produtos nacionais encareceram 1,9%, contra 0,9% dos importados, destacando-se o cachocho fresco (3,60%), a pescada (3,33%) e o carapau (2,59%), cuja pesca esteve interdita no período.
Nos produtos importados, os agrícolas lideraram as subidas: batata rena (5,78%), alho (1,74%), feijão castanha (1,62%) e tomate (1,56%). Apesar de novos investimentos, como a fábrica de fertilizantes em Benguela, a dependência de importações continua elevada.
No acumulado de 12 meses, até Julho, os preços nacionais cresceram 15,10%, contra 9,16% dos importados, empurrando o IPG para uma inflação anual de 11,09%. Ainda que o ritmo tenha desacelerado face a 2024, os produtos nacionais continuam a pesar mais no custo da alimentação das famílias.
Soque Soque | Redactor
Foto | DR
Compartilhar:

Mercado
Novo regime vai permitir usar o imóvel comprado como garantia no crédito habitação

Mercado
BODIVA movimenta 2,3 biliões Kz no semestre, 99,9% em dívida pública

Mercado
BODIVA lucra 176 milhões Kz no 2.º trimestre com aumento de 283%, apesar de subida dos custos operacionais

Mercado
Tarifas dos EUA para Angola descem de 32% para 15% e abrem mais mercado
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.