17-03-2025
Cooperação & Negócios

Angola e União Europeia projectam desenvolvimento de programa estratégico
Portugal, Espanha e França uniram-se para desenvolver um programa estratégico focado na Economia Azul Sustentável em Angola. A iniciativa envolve o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Direcção Geral de Recursos Marinhos de Portugal e entidades angolanas, no âmbito da cooperação entre Angola e a União Europeia.
Segundo José Guerreiro, presidente do Conselho Directivo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a estratégia visa a implementação do Plano de Ordenamento Marítimo, promovendo a conservação da costa angolana, a criação de Áreas Marinhas Protegidas e a identificação de Zonas de Especial Protecção e Acção Sócio-ambiental (EPSAS).
Durante a sua visita a Angola, Guerreiro reuniu-se com a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, para discutir o desenvolvimento da economia azul e os desafios ambientais ligados aos ecossistemas marinhos.
O projecto, avaliado em cerca de 30 milhões de euros, inclui uma primeira fase focada na capacitação e intercâmbio, liderada por Portugal, com um orçamento entre 7 a 10 milhões de euros. As áreas prioritárias incluem aquicultura sustentável, avaliação dos stocks pesqueiros, segurança alimentar do pescado e impacto das alterações climáticas.
A candidatura angolana ao financiamento do projecto está em fase final, com expectativas de aprovação em breve. A parceria também contempla a troca de experiências entre investigadores portugueses e angolanos, bem como o desenvolvimento de tecnologias para a aquicultura, promovendo a atracção de investimentos privados no sector.
Angola e Portugal pretendem intensificar a cooperação em projectos de conservação dos ecossistemas marinhos, incluindo mangais e outras áreas costeiras, alinhando-se às metas da Cimeira dos Oceanos.
Francisco Soque | Redactor
Foto: D.R
Compartilhar:

Mercado
Tarifas dos EUA para Angola descem de 32% para 15% e abrem mais mercado
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD
