25-07-2025
Cooperação & Negócios

Empresários dos Emirados Árabes Unidos preparam 100 milhões para agricultura e 2 mil milhões para energia e água em Angola
Empresários dos Emirados Árabes Unidos (EAU) anunciaram esta Quinta-feira, 24, em Luanda, intenções de investimento superiores a 2,1 mil milhões de dólares em Angola, com destaque para os sectores da agricultura, energia e abastecimento de água.
A multinacional agrícola Al Dahra Agricultural Company prevê aplicar mais de 100 milhões de dólares na produção de alimentos no país, com especial foco numa área de pelo menos 10 mil hectares. A informação foi avançada por Nawa Lamari, representante da empresa, após um encontro com o ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.
“Estamos em parceria com o Ministério da Agricultura para identificar as necessidades de produção alimentar e estudar formas de cooperação para investir em Angola”, explicou a responsável.
No mesmo encontro participou ainda a MIA Power, empresa ligada ao sector da energia e águas, que apresentou um projecto de dessalinização de água do mar na Ilha do Mussulo, avaliado em 2 mil milhões de dólares, com previsão de beneficiar cerca de 400 mil famílias em Luanda.
Segundo Inácio Carreiras, director associado da MIA Power, o projecto é desenvolvido em parceria público-privada, mas com capital 100% privado. “Nós, em parceria com a Cox Angola, desenvolvemos o projecto e assumimos o risco da operação a longo prazo”, afirmou.
De acordo com o comunicado oficial a que a Revista Luanda teve acesso, os empresários dos EAU mostraram-se abertos a reforçar as relações com o Estado angolano, explorando oportunidades nos sectores considerados estratégicos pelo Governo.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD
