09-03-2025
Mercado

Angola exporta em média 1,5 mil toneladas de café por ano
As exportações de café angolano renderam mais de 3,5 milhões de dólares em 2023, com um volume de 1 470 toneladas enviadas para mercados da Europa, Ásia e América. O Médio Oriente começa a destacar-se como um novo destino para a produção nacional, segundo o Instituto Nacional do Café (INCA).
O director-geral do INCA, Vasco Gonçalves, revelou ao Jornal de Angola que o café mabuba (com cascas) é adquirido pelos produtores a preços entre 350 mil e 500 mil kwanzas por tonelada, enquanto o café comercial atinge 500 mil kwanzas.
Entre os desafios enfrentados pelo sector, destaca-se a baixa produtividade, em parte devido ao envelhecimento dos produtores. No entanto, as políticas implementadas nos últimos anos têm atraído novos actores, tanto pequenos agricultores como empresas do sector.
O país conta oficialmente com 16 mil produtores registados, dos quais 318 pertencem ao sector empresarial. A produção nacional situa-se actualmente em seis mil toneladas anuais, com exportações para mercados estratégicos como Espanha, Itália, China e outros países asiáticos.
Apesar do crescimento, os números estão muito abaixo dos níveis históricos. No período colonial, Angola chegou a produzir mais de 220 mil toneladas de café por ano, um patamar ainda distante da realidade actual.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Mercado
Tarifas dos EUA para Angola descem de 32% para 15% e abrem mais mercado
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD
