27-11-2024
Mercado

Angola Regista Melhora na Oferta de Divisas, Mas Mercado Ainda Carece de Moeda Externa, Afirma Standard Bank
Angola apresentou uma leve melhoria na oferta de divisas no mercado cambial no primeiro semestre de 2024, com uma média de 840 milhões de dólares mensais, em comparação aos 600 milhões de dólares registrados no segundo semestre de 2023. A informação foi revelada pelo economista do Standard Bank, Fáusio Mussá.
Apesar dessa melhoria, Mussá destacou que o nível de divisas ainda é insuficiente para atender à demanda interna. Com um PIB estimado em cerca de 100 bilhões de dólares, o especialista apontou que o mercado angolano continua a operar com um volume de moeda externa abaixo do necessário.
Fáusio Mussá também elogiou a política de proteção das reservas internacionais do Banco Nacional de Angola (BNA), que somam cerca de 14,7 bilhões de dólares, suficientes para cobrir oito meses de importações. Ele destacou que a redução da dívida, especialmente com a China, é positiva para a economia, mas alertou que a desaceleração do setor petrolífero pode impactar negativamente o crescimento em 2025.
Por fim, Mussá sugeriu que reformas econômicas no âmbito de um novo programa do FMI podem ser essenciais para garantir um crescimento sustentável e uma maior diversificação da economia angolana.
Francisco Soque | Redactor
Compartilhar:

Mercado
Tarifas dos EUA para Angola descem de 32% para 15% e abrem mais mercado
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD
