26-05-2025
Cooperação & Negócios

Banco Africano escolhe novo líder e entrega prémio a João Lourenço
Começa hoje, em Abidjan (Costa do Marfim), o maior encontro anual do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), que vai até sexta-feira. Um dos momentos mais esperados do evento é a eleição do novo presidente da instituição.
O actual presidente, Akinwumi Adesina, está a terminar o seu segundo mandato. Durante a sua liderança, foram criadas várias iniciativas, como o Compacto Lusófono, que apoia países de língua portuguesa. Também houve financiamento a projectos em Cabo Verde, Moçambique e Angola.
Cinco pessoas concorrem ao cargo de presidente: Amadou Hott (Senegal), Samuel Maimbo (Zâmbia), Sidi Tah (Mauritânia), Abbas Tolli (Chade) e Bajabulile Tshabalala (África do Sul) — esta última é a única mulher na disputa e actual vice-presidente do BAD.
A eleição será feita na quinta-feira, durante a Assembleia de Governadores.
Num outro momento do evento, o Presidente João Lourenço vai ser homenageado com o prémio Africa Road Builders, que destaca líderes africanos que investem no desenvolvimento de infra-estruturas no continente. A entrega do prémio acontece na quarta-feira.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Mercado
Tarifas dos EUA para Angola descem de 32% para 15% e abrem mais mercado
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD
