12-03-2025
Mercado

Burocracia dificulta acesso a TPA para comerciantes no Bengo
Apesar do crescimento do comércio em Caxito, província do Bengo, um terço dos estabelecimentos ainda não dispõe de terminais de pagamento automático (TPA), obrigando os clientes a realizarem pagamentos apenas em numerário.
Comerciantes locais apontam a burocracia bancária como o principal entrave à adesão ao sistema. Salime Keita, proprietário de uma cantina, afirmou que tentou obter um TPA em dois bancos, mas sem sucesso. “Fui a dois bancos e não consegui. Isso desmotivou-me. Sei que faz falta, sobretudo quando os salários da Função Pública são pagos e os multibancos ficam cheios”, explicou.
A falta de TPA também se verifica no Panguila, onde algumas panificadoras há anos operam sem este meio de pagamento. Uma fonte, sob anonimato, revelou que parte dos valores arrecadados é convertida em moeda estrangeira e enviada para o exterior. Contactados pelo Jornal de Angola, os responsáveis recusaram-se a comentar a situação.
Entre os que já utilizam o TPA, Domingos Paulo, agente comercial, recomenda que mais comerciantes adoptem o dispositivo, sublinhando que facilita as transacções e melhora o atendimento aos clientes.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Mercado
Tarifas dos EUA para Angola descem de 32% para 15% e abrem mais mercado
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD
