30-03-2025
Mercado
Dólar deprecia em meio a incertezas sobre a economia dos EUA
O dólar registou uma queda global nesta segunda-feira (10), em meio às preocupações dos investidores sobre uma possível recessão nos Estados Unidos. O Presidente Donald Trump não descartou essa possibilidade, afirmando que as mudanças económicas implementadas pelo seu governo levam tempo para surtir efeito.
Em entrevista à Fox News, Trump minimizou as oscilações do mercado em relação à política tarifária dos EUA, sem se comprometer com um diagnóstico claro sobre a economia. A incerteza afectou os principais índices de acções norte-americanos: o Nasdaq caiu 2,83%, o S&P 500 recuou 1,82% e o Dow Jones desvalorizou-se 0,73%.
O mercado cambial também foi impactado pelas dúvidas sobre as tarifas de importação anunciadas por Trump, especialmente em relação ao Canadá e ao México, que foram temporariamente isentos de novas tarifas de 25%. A instabilidade nas decisões do governo norte-americano tem dificultado a definição de estratégias por parte dos investidores.
Além disso, a expectativa em torno dos próximos passos da Reserva Federal dos EUA no seu ciclo de afrouxamento monetário continua a gerar cautela no mercado financeiro, uma vez que vários indicadores económicos apontam para uma desaceleração da economia norte-americana.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Mercado
Tarifas dos EUA para Angola descem de 32% para 15% e abrem mais mercado
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD
