25-08-2025
Cooperação & Negócios

Emirados confirmam investimento de 6,5 mil milhões USD em Angola com 44 entendimentos
Angola e os Emirados Árabes Unidos firmaram esta segunda-feira, em Luanda, 44 acordos de cooperação que abrangem sectores estratégicos como energia, agricultura, finanças, logística portuária e aeroportuária, minas e educação.
O pacote representa uma injecção de 6,5 mil milhões de dólares na economia angolana, reforçando o peso dos Emirados como um dos principais investidores estrangeiros em África, com mais de 100 biliões de dólares já aplicados no continente desde 2019.
Durante o acto, o Presidente João Lourenço sublinhou que a parceria com os Emirados passa a ter um suporte “mais formal e institucional”, destacando também a presença de várias empresas daquele país em Angola, com contributo relevante para a diversificação económica.
O chefe de Estado angolano considerou a visita do Presidente Mohamed Bin Zayed Al Nahyan como “histórica” e afirmou que os acordos vão criar um quadro mais amplo de intercâmbio político, económico e cultural, com impacto directo na luta contra a pobreza e no desenvolvimento nacional.
Soque Soque | Redactor
Foto: CIPRA
Compartilhar:

Cooperação & Negócios
Japão doa 10 milhões de dólares para desenvolver televisão digital terrestre em Angola

Cooperação & Negócios
Empresários dos Emirados Árabes Unidos preparam 100 milhões para agricultura e 2 mil milhões para energia e água em Angola

Cooperação & Negócios
China injeta 100 milhões USD na produção de grãos em Angola com foco em 30 mil hectares

Cooperação & Negócios
Exportações portuguesas para Angola crescem 10% até maio
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.