21-01-2025
Cooperação & Negócios

Empresários israelitas demonstram interesse em investir em Angola
O embaixador de Israel em Angola, Shimon Solomon, anunciou nesta segunda-feira, em Luanda, que empresários israelitas estão interessados em investir em sectores estratégicos do país, como agro-pecuária, tecnologias, energia, águas e segurança. A declaração foi feita durante o II Fórum Económico Israel-Angola, realizado na capital angolana.
De acordo com Shimon Solomon, o fórum representou uma oportunidade para os empresários israelitas conhecerem melhor as potencialidades de Angola e obterem informações sobre o processo de investimento. "Queremos compreender quais são as novas políticas de investimento existentes em Angola, para que, em 2025, possamos trazer mais capital israelita para o país", destacou o embaixador.
O diplomata ressaltou que os empresários israelitas desejam transferir a experiência e as inovações que possuem para Angola, com o objectivo de dinamizar a cooperação e fomentar o crescimento em áreas de interesse comum, como saúde, agricultura e turismo religioso.
Sebastião Francisco, presidente da Câmara de Comércio Angola-Israel, destacou que a falta de estruturação adequada dos projectos por parte de alguns empresários angolanos tem dificultado parcerias com investidores israelitas. “Os investidores israelitas procuram abertura e estabilidade nos seus parceiros, como ocorre noutras regiões do mundo", sublinhou.
Já Uri Dali, presidente da Câmara de Comércio Israel-Angola, manifestou a intenção de expandir a cooperação económica, aproveitando as relações diplomáticas como plataforma para fortalecer os laços comerciais.
Actualmente, o volume de negócios entre Angola e Israel é de 300 milhões de dólares, sendo esperada uma expansão significativa com os novos investimentos previstos.
Os participantes no fórum abordaram temas como investimento em Angola, oportunidades de cooperação e turismo religioso, sector visto como promissor para ambos os países.
Francisco Soque | Redactor
Compartilhar:

Mercado
Tarifas dos EUA para Angola descem de 32% para 15% e abrem mais mercado
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD
