20-05-2025
Mundo

FMI sugere que Portugal alivie a política orçamental em 2025
O Fundo Monetário Internacional (FMI) recomendou que Portugal adopte, em 2025, uma política orçamental mais flexível, em resposta aos impactos económicos das crescentes tensões comerciais internacionais, especialmente provocadas pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos.
A recomendação foi feita por Alfred Kammer, director do Departamento Europeu do FMI, em entrevista concedida à agência Lusa, em Bruxelas. Segundo o responsável, “alguns dos factores adversos a que assistimos do lado comercial” justificam a necessidade de maior margem de manobra nas contas públicas no próximo ano.
A declaração surge na sequência das previsões económicas da primavera divulgadas pela Comissão Europeia, que indicam uma desaceleração no crescimento económico europeu, precisamente em função dos efeitos negativos das novas tarifas comerciais.
Apesar das recomendações, Alfred Kammer reconheceu os avanços de Portugal nos últimos anos no domínio da disciplina orçamental. Ainda assim, defendeu que, além da flexibilidade fiscal, o país deve reforçar o investimento público para estimular o crescimento económico de longo prazo.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Mercado
Tarifas dos EUA para Angola descem de 32% para 15% e abrem mais mercado
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD
