20-05-2025
Mundo

FMI sugere que Portugal alivie a política orçamental em 2025
O Fundo Monetário Internacional (FMI) recomendou que Portugal adopte, em 2025, uma política orçamental mais flexível, em resposta aos impactos económicos das crescentes tensões comerciais internacionais, especialmente provocadas pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos.
A recomendação foi feita por Alfred Kammer, director do Departamento Europeu do FMI, em entrevista concedida à agência Lusa, em Bruxelas. Segundo o responsável, “alguns dos factores adversos a que assistimos do lado comercial” justificam a necessidade de maior margem de manobra nas contas públicas no próximo ano.
A declaração surge na sequência das previsões económicas da primavera divulgadas pela Comissão Europeia, que indicam uma desaceleração no crescimento económico europeu, precisamente em função dos efeitos negativos das novas tarifas comerciais.
Apesar das recomendações, Alfred Kammer reconheceu os avanços de Portugal nos últimos anos no domínio da disciplina orçamental. Ainda assim, defendeu que, além da flexibilidade fiscal, o país deve reforçar o investimento público para estimular o crescimento económico de longo prazo.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Mundo
FMI sugere que Portugal alivie a política orçamental em 2025
Mundo
Brasil suspende vendas de frango para nove mercados estratégicos

Mundo
Putin diz que Rússia tem forças suficientes para vencer sem armas nucleares

Mundo
Ministros africanos apoiam liderança da África do Sul no G20 e Portugal reforça apoio à lusofonia
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.