19-05-2025
Empresas

Mais de 300 empresas vão reunir-se em Luanda para falar de petróleo e gás
Luanda vai acolher, nos dias 21 e 22 deste mês, o 1.º Fórum de Petróleo e Gás em África (FOGA), que deverá juntar mais de 300 empresas do sector, com foco na criação de parcerias e no reforço do conteúdo local.
O evento é promovido pela PetroFund, uma sociedade angolana de investimento de capital de risco, em parceria com a ALCEFI, e contará com a participação de países como Ghana, Moçambique, Namíbia e Egipto.
Segundo o presidente do Conselho de Administração da PetroFund, Estanislau Baptista, o fórum será uma plataforma para debater os desafios e oportunidades do sector energético em África, incluindo temas como transição energética, investimento, gás natural, colaboração regional e o potencial energético de Angola.
Além disso, a PetroFund anunciou que tem uma plataforma onde as empresas angolanas do ramo podem inscrever-se, desde que cumpram requisitos como o registo junto do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás. Até ao momento, estão inscritas 50 empresas, das quais 11 já completaram o registo.
A PetroFund já investiu 120 milhões de kwanzas em duas empresas nacionais e firmou um acordo com um banco angolano para apoiar exclusivamente negócios do sector do petróleo, gás e minerais. A instituição mantém ainda parcerias com a Global Gas Centre, sediada na Suíça, e com um investidor norte-americano que movimenta cerca de 100 milhões de dólares por mês.
Estanislau Baptista defendeu, por fim, a necessidade de o país investir mais em refinarias e em poços de petróleo onshore e offshore.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Mercado
Tarifas dos EUA para Angola descem de 32% para 15% e abrem mais mercado
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD
