04-03-2025
Mundo
Ministros do G-20 defendem mais investimento em infra-estruturas e inclusão financeira
Os ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais do G20, reunidos em Cape Town, destacaram a urgência de aumentar o investimento em infra-estruturas de qualidade para impulsionar o crescimento económico global. O grupo comprometeu-se a eliminar barreiras ao financiamento de longo prazo, criar um ambiente propício para atrair o sector privado e reforçar investimentos em infra-estruturas sustentáveis, especialmente em economias emergentes.
Outro tema abordado foi a inclusão financeira, com destaque para a necessidade de acelerar a integração de 1,5 mil milhões de pessoas ainda não bancarizadas, garantindo maior acesso e utilização efectiva de produtos e serviços financeiros, sobretudo nos países em desenvolvimento.
Em relação ao combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, os líderes reafirmaram apoio à implementação dos padrões do GAFI, com foco na transparência da propriedade efectiva, recuperação de activos e cooperação internacional para impedir fluxos financeiros ilícitos.
A presidência sul-africana do G20, iniciada a 1 de Dezembro de 2024, termina em Novembro deste ano. Angola participa através do Presidente João Lourenço, na qualidade de líder da União Africana. A próxima reunião do grupo acontece em Abril, nos EUA.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Mercado
Tarifas dos EUA para Angola descem de 32% para 15% e abrem mais mercado
Banca & Finanças
BPI anuncia venda de 15% do BFA após lucro cair 16% para 274 milhões

Economia
Angola produz menos 13,1976 milhões de barris de petróleo e perde 2,414 mil milhões USD
