04-03-2025
Mundo
Ministros do G-20 defendem mais investimento em infra-estruturas e inclusão financeira
Os ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais do G20, reunidos em Cape Town, destacaram a urgência de aumentar o investimento em infra-estruturas de qualidade para impulsionar o crescimento económico global. O grupo comprometeu-se a eliminar barreiras ao financiamento de longo prazo, criar um ambiente propício para atrair o sector privado e reforçar investimentos em infra-estruturas sustentáveis, especialmente em economias emergentes.
Outro tema abordado foi a inclusão financeira, com destaque para a necessidade de acelerar a integração de 1,5 mil milhões de pessoas ainda não bancarizadas, garantindo maior acesso e utilização efectiva de produtos e serviços financeiros, sobretudo nos países em desenvolvimento.
Em relação ao combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, os líderes reafirmaram apoio à implementação dos padrões do GAFI, com foco na transparência da propriedade efectiva, recuperação de activos e cooperação internacional para impedir fluxos financeiros ilícitos.
A presidência sul-africana do G20, iniciada a 1 de Dezembro de 2024, termina em Novembro deste ano. Angola participa através do Presidente João Lourenço, na qualidade de líder da União Africana. A próxima reunião do grupo acontece em Abril, nos EUA.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Mundo
FMI sugere que Portugal alivie a política orçamental em 2025
Mundo
Brasil suspende vendas de frango para nove mercados estratégicos

Mundo
Putin diz que Rússia tem forças suficientes para vencer sem armas nucleares

Mundo
Ministros africanos apoiam liderança da África do Sul no G20 e Portugal reforça apoio à lusofonia
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.