27-04-2025
Mundo

Rwanda e RDC querem assinar acordo de paz até 2 de Maio
O Rwanda e a República Democrática do Congo (RDC) definiram o dia 2 de Maio como o prazo para a assinatura de um acordo de paz, com a promessa de respeitarem a soberania de ambos os países.
A decisão foi anunciada esta quarta-feira, através de uma declaração conjunta assinada pelos ministros das Relações Exteriores dos dois países, na presença do secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, segundo informou a agência Lusa.
Pela primeira vez, o governo congolês e o grupo M23, que se opõe ao poder central, emitiram uma declaração conjunta, demonstrando a intenção de finalizar uma trégua.
O conflito no leste da RDC intensificou-se no final de Janeiro, altura em que os rebeldes do M23 capturaram as cidades estratégicas de Goma e Bukavu, no Kivu-Sul, regiões ricas em ouro e coltan, minerais fundamentais para a indústria tecnológica.
A ofensiva provocou o deslocamento de cerca de 1,2 milhões de pessoas, de acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Os confrontos em Goma e nos arredores causaram mais de 8.500 mortos apenas em Janeiro, segundo números divulgados pelo ministro da Saúde Pública da RDC, Samuel Roger Kamba.
Francisco Soque | Redactor
Foto: DR
Compartilhar:

Mundo
FMI sugere que Portugal alivie a política orçamental em 2025
Mundo
Brasil suspende vendas de frango para nove mercados estratégicos

Mundo
Putin diz que Rússia tem forças suficientes para vencer sem armas nucleares

Mundo
Ministros africanos apoiam liderança da África do Sul no G20 e Portugal reforça apoio à lusofonia
Receba as principais notícias no seu email
Assine nossa newsletter e fique atualizado com o que há de mais importante no Brasil e no mundo.
Não compartilhamos seu email com terceiros. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.